26 de setembro de 2023
INTERCÂMBIO – Comitiva da Associação Comercial de Marília visita sede de Londrina

Uma comitiva formada por sete pessoas da Associação Comercial e de Inovação de Marília esteve visitando a sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Paraná, dentro do programa de intercâmbio que existe na instituição mariliense para conhecer melhores práticas, programas e prestação de serviço de outras associações comerciais pelo Brasil. O grupo passou o dia participando de algumas atividades, além de realizar visitações e exposições. “Ao mesmo tempo que conhecemos o funcionamento da associação de Londrina, tivemos a oportunidade de mostrar alguns dos nossos serviços também”, disse o presidente da Associação Comercial e Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins que esteve acompanhado de: José Augusto Gomes, Andrea Fernandes, Thais Silvestre Venciguera, Silvia Helena Santos, Luara Martins e Moisés Leite.

Com idades semelhantes, sendo a entidade paranaense com 86 anos de idade e a paulista com 89 anos, as duas instituições são consideradas modelos em ambas as regiões em que estão localizadas. “Muitos serviços que as duas oferecem são semelhantes”, constatou José Augusto Gomes que considerou o programa voltado para os novos associados como interessante. Denominado de Bem-vindo Associado, os paranaenses recepcionam grupos de novos associados que adentraram à instituição trimestralmente para conhecerem os programas e serviços existentes na própria sede. “Além disso, existe uma interação em que os novos apresentam o potencial da própria empresa”, disse José Augusto Gomes que gostou deste modelo.

Outra semelhança apresentada é que ambas fazem parte do conselho municipal de desenvolvimento. O assunto também foi pauta do encontro, uma vez que, este fórum de debate sobre o desenvolvimento local tem a participação e a presença da associação comercial. “Eles também contam com conselhos da mulher e do jovem, campanhas promocionais, serviço de proteção ao crédito, certificação digital, cartão alimentação e refeição, dentre outros programas bem semelhantes com os nossos”, percebeu Adriano Luiz Martins que gosta deste tipo de intercâmbio nos dois sentidos: de visitar e ser visitado. “Com esta troca de experiência os dois lados ganham”, defendeu ao ter na programação outras visitas semelhantes agendadas, tanto para visitar quanto para recepcionar.

A Associação Comercial e Industrial de Londrina foi criada dia 5 de julho de 1937, com a eleição da primeira diretoria. Atualmente é presidida pelo empresário Angelo Pamplona, proprietário de um restaurante há mais de 30 anos, e a diretoria da entidade é composta por 17 empresários londrinenses que atuam de forma voluntária, buscando fortalecer a classe empresarial e o comércio da cidade. A direção conta ainda com Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Suplente. Dentre os programas específicos existem ações como: Nota Fiscal Eletrônica, Alerta, Fácil Imobiliário, Sala do Empreender e Compra Londrina. Existe, também, um programa sobre capacitação voltados para empresários, prestadores de serviço e trabalhadores do comércio e da indústria. “Uma instituição bastante respeitada e muito atuante na cidade”, disse Adriano Luiz Martins ao agradecer a recepção dedicada. “Vamos aguardar para breve, a visita deles em nossa sede agora”, completou José Augusto Gomes.