3 de julho de 2023
REFORMA TRIBUTÁRIA – Dirigentes da Facesp discutem assuntos internos e externos

A reunião ordinária conjunta dos conselhos Diretor e Gestor da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizado na capital paulista, na última segunda-feira, dia 03, contou com a participação do vice-presidente da Facesp na região centro-oeste do interior paulista, Adriano Luiz Martins, quando foi possível discutir uma série de assuntos de importância interna e externa. “Foram discutidos assuntos administrativos, e também com a presença do Deputado Federal Reginaldo Lopes, falamos sobre a Reforma Tributária”, disse o dirigente de Marília e região, presente no encontro que foi presidido pelo, também, Deputado Federal, Marco Aurélio Bertaiolli, vice-presidente executivo da Facesp. “Foi uma reunião bem produtiva e esclarecedora”, elogiou o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília.

No período da manhã o encontro se concentrou na exposição do convidado especial que mostrou detalhes sobre a ampla discussão a respeito da Reforma Tributária que será debatida em todos os níveis, até ser aprovada ou não pelos Deputados e Senadores. “A ideia é a substituição de cinco tributos”, explicou Adriano Luiz Martins que esteve recentemente em Brasília, participando de um grupo de líderes empresariais que esteve discutindo o assunto em fazer com que IPI, Pis, Confins, ICMS e ISS se tornem IBS, tendo como modelo o IVA. “Isso fará com que haja uma base ampla, sem cumulatividade plena, sem a incidência do “por fora”, valorização do princípio do destino e uma desoneração de exportações e investimentos”, acredita o Deputado Federal Reginaldo Lopes. “Esse substitutivo criou a possibilidade de devolução do IBS e da CBS a pessoas físicas de forma ampla, a ser definida na lei complementar”, destacou o deputado.

Para o período da tarde ficaram os assuntos mais de ordem interna como avaliação de associações comerciais e exame e aprovação das contas referentes ao exercício de 2022. Os dirigentes continuaram a discutir sobre os valores das mensalidades das associações comerciais que serão anunciados em breve, bem como a discussão mais aprofundada sobre o estágio de contratação dos agentes que farão partes do PFor2, o Plano de Fortalecimento das associações comerciais filiadas. “Foi um dia intenso de trabalhos em razão de temas bem complexos e importantes”, avaliou Adriano Luiz Martins que representa 20 associações comerciais na Região Administrativa de número 15 da Facesp. São elas: Assis, Quatá, Maracai, Paraguaçu Paulista, Palmital, Candido Mota, Garça, Tarumã, Echaporã, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Bernardino de Campos, Chavantes, Tupã, Bastos, Pompeia, Parapuã, Rinópolis e Marília.

ACIM CONNECT – Ainda estão disponíveis para os interessados em geral, até o dia 31 de julho, os valores dos ingressos para a 6ª edição do Connect Acim, que acontece no próximo dia 24 de agosto, no Golden Palace, ao preço de R$ 169,00 cada, enquanto que de 01 de agosto até o dia 24 do mesmo mês o valor passará a ser de R$ 189,00 cada. Os postos de vendas são: a loja da Tecnoplus (Shopping Marília), Ótica Marli (Avenida João Ramalho), Tecnospace (Shopping Esmeralda), Cirúrgica Inter Médica (Avenida Vicente Ferreira) e no Restaurante Don Mantelli (Centro da cidade), além da sede da associação comercial.