11 de setembro de 2023
RENEGOCIA MARÍLIA – Associação Comercial e Procon intermediam acordo com credores

Um trabalho em conjunto entre o Procon Municipal de Marília e a Associação Comercial e de Inovação de Marília, vão estimular acordos entre devedores e credores para que mais consumidores estejam aptos a comprarem entre as lojas da cidade de forma mais segura e tranquila. Uma reunião neste sentido aconteceu entre os representantes das duas instituições e ficou agendado para o período de 25 de setembro à 06 de outubro uma concentração de esforços neste sentido. “Vamos estimular acordos de dívidas que impedem consumidores de comprarem entre as lojas, por causa de qualquer restrição financeira”, disse o presidente da associação comercial local, ao recepcionar o responsável pelo Procon de Marília, Guilherme Moraes. “Será possível, quem sabe, conseguir descontos de até 80% dos valores entre multas e juros”, disse o parceiro da associação comercial ao acreditar na viabilização de acordos pendentes.

Segundo Guilherme Moraes no período de 24 de junho a 11 de agosto deste ano, o Procon de Marília conseguiu 515 atendimentos e negociou diversas dívidas de empresas, resultando na recuperação do valor expressivo de R$ 4.695.914,30 com dívidas. “Queremos que mais pessoas possam comprar no varejo de Marília e estarem aptos para as nossas próximas campanhas”, disse o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, presente no encontro e considerou oportuna a possibilidade de mais consumidores recuperarem o crédito, principalmente quanto as campanhas do “Black Friday” em novembro e o Natal em Dezembro. “Porque não já no Dia das Crianças em Outubro”, ressaltou o dirigente que considera viável a possibilidade de mais negociações.

O programa visa fazer com que o devedor se sinta estimulado e procure o Procon de Marília. Ao avaliar o caso, o próprio Procon entrará em contato com a empresa credora e vai propor um acordo. Ao aceitar a proposta do credor, ou negocia-la, as duas partes assinam um termo de compromisso legal e o devedor recupera o crédito no sistema de consulta. “O credor decidirá se aceita ou não a proposta”, ratificou José Augusto Gomes que acredita, dependendo da dívida, o aceite de forma imediata. “Existem dívidas que são simples, e outras que podem exigir um pouco mais de tempo para encontrar um acordo”, comentou ao achar que a maioria dos credores deve concordar. “É preciso haver bom senso em ambas as partes”, comentou Adriano Luiz Martins que também considerou válida a campanha e acredita no sucesso da ação.

Para a associação comercial é importante que o lojista procure um acordo, dentro desta campanha, afinal o Procon de Marília estará intermediando a negociação causando maior seriedade, comprometimento e garantia no recebimento. “O acordo é oficial, legalmente feito o que pode gerar para o devedor maiores complicações”, disse José Augusto Gomes satisfeito com a realização da campanha. “A partir do momento que duas instituições: associação comercial e Procon se envolvem, certamente o comerciante terá mais tranquilidade para receber e conseguir clientes que até então, tinham restrições de crédito”, frisou Adriano Luiz Martins que também é favorável a este tipo de entendimento entre consumidores e comerciantes com pendências. “Vamos conseguir mais pessoas para o varejo de Marília”, disse animado.