As lojas do comércio de Marília estão com foco principal nas vendas no mês de Novembro com o “Black Friday” que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. “Um hábito crescente no comércio em geral e já constituído em nosso calendário”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luiz Martins, ao lembrar do início da atividade norte-americana, um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de Novembro. “Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas vem-se estendendo pelo resto dos países do mundo”, acrescentou o dirigente mariliense ao destacar a campanha promocional “Black November”, em desenvolvimento pela associação comercial de Marília.
Segundo Adriano Luiz Martins a “Black Friday” é uma das datas mais importantes para o setor varejista, porque representa ótimas oportunidades de compra para os clientes e muitas vendas para os lojistas. De acordo com ele, em 2019, por exemplo, o faturamento da data foi de R$ 3,2 bilhões, o que representou 20 vezes mais vendas do que o resto do ano. “Sem dúvida um excelente aquecimento para as vendas de Dezembro com o Natal”, acredita o presidente da entidade, ao apontar o início dos anos 90 o começo desta campanha promocional, iniciada na Filadélfia, EUA. “Diz a lenda que a cor preta é o contrário do vermelho, que representava período negativo, enquanto que o preto passou a ser o inverso, justamente depois do Dia de Ação de Graças”, explicou Adriano Luiz Martins ao lembrar que no início de 1980, foi criada esta teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo, segundo a lenda, correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano. “Hoje e uma campanha promocional diferenciada das demais pelo ano”, resumiu.
Um aspecto lembrado por Adriano Luiz Martins é que alguns anos depois, a “Black Friday” foi o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento e desde então é a data mais agitada do varejo nos Estados Unidos. “No dia do evento muitas lojas norte-americanas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência para atrair o maior número de consumidores através de ofertas”, recordou ao verificar que no Brasil muitas lojas já se anteciparam. “Víamos na TV que milhares de pessoas aguardavam em filas enormes, chamando a atenção realmente”, falou ao não ver mais este tipo de comportamento. “A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores”, constatou ao recordar que no Brasil a campanha começou a ter força a partir de 2010, sendo apenas pela internet naquela época.
Segundo a consultoria E-Bit, somente em 2014, a data gerou R$1,2 bilhão em vendas somente na internet, que correspondeu a 3,5% do faturamento anual, consolidando assim a “Black Friday” como uma das datas mais importantes para o comércio online. Em 2017, no Brasil foi gerado um faturamento de R$ 2,1 bilhões. “Os dois dias da “Black Friday” 2020 fecharam com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, crescimento de 25,1% em relação ao ano d 2019”, apontou Adriano Luiz Martins.