Ana Claudia Badra, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, pela Facesp, participa de evento virtual de Marília
24 de março de 2021
MULHER – Associação Comercial promove debate virtual

Dentro das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 08 de Março, a Associação Comercial e Industrial de Marília promoverá neste dia 25, quinta-feira, das 18h20 as 19h50, com transmissão pelo YouTube, quando as integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora, debaterão diversos assuntos relacionados ao envolvimento feminino na classe produtiva. “Anualmente realizamos um evento desta natureza e esse ano o foco principal é a atitude feminina no empreendedorismo”, destacou o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, satisfeito com a performance do grupo mariliense que tem tido uma ação destacada e concentrada nesta época de quarentena. “Mulheres interessantes que apresentarão argumentos consistentes da presença da mulher no mundo empresarial”, disse o dirigente ansioso pelo encontro que vem sendo organizado há meses e com presença de empreendedoras destacadas.

Na programação constam os seguintes temas para exposição: “A beleza oculta nas personas femininas”, com Ana Lívia; “Mulheres que fazem história”, com Ilma Aires de Lucena; “Mulher: A vida como ela é”, com Havana Martins; “O malabarismo da mulher entre os diversos papéis”, com Fernanda Serva e “Protagonismo feminino em tempos de pandemia”, com Ana Claudia Badra e Ana Lívia. Haverá apresentação musical com a cantora Dani Mariah, entre outras atividades, inclusive um sorteio com as pessoas que tiverem acompanhando a transmissão pela Internet.

“Inclusive, teremos dentro da apresentação da Fernanda Serva, duas exposições relacionadas ao tema com a Simone Souza e a Mariana Pompeo”, disse Maria Cristina Silva, atual coordenadora do Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial e Industrial de Marília, quando elas apresentarão os tema: “Fiel aos princípios, sem perder a essência” e Adversidade de ser mulher”, respectivamente.

MULHERES EM ATENÇÃO – Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que a pandemia de Covid-19 reduziu a proporção de mulheres no empreendedorismo. De acordo com o levantamento, no terceiro trimestre de 2020 havia cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%). Em 2019, a presença feminina correspondia a 34,5% do total de empreendedores, o que representou perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio entre um ano e outro. A principal explicação para esse resultado foi a necessidade de as mulheres se dedicarem mais às tarefas domésticas durante a pandemia, um reflexo do machismo estrutural na sociedade. “Na crise, cuidados com idosos e crianças foram muito mais necessários. Primeiro, porque as crianças estavam fora das escolas e, segundo, os idosos estavam demandando mais cuidados por serem grupo de risco para a Covid. Por motivos culturais, essas tarefas sempre recaem muito mais sobre a mulher. O que era precário ficou muito pior”, diz Renata Malheiros, coordenadora nacional do Projeto Sebrae Delas, que fortalece o empreendedorismo feminino.

Quem quiser participar do evento virtual produzido pelo Conselho da Mulher Empreendedora, da Associação Comercial e Industrial de Marília, deve acessar pela internet o canal de transmissão do YouTube, através do endereço eletrônico, da página da entidade no canal: https://www.youtube.com/channel/UCU0GTJOZh73KP3Yn1tec5HQ. É gratuito e aberto para qualquer interessado.

Últimas atualizações