Com o objetivo de capacitar agentes de desenvolvimento regional, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) está iniciando o Plano de Fortalecimento (PFor) que envolverá toda a rede de associações comerciais do Estado de São Paulo, com o objetivo de oferecer condições econômicas e estruturais para que as associações comerciais menores possam crescer e se desenvolver, a partir de dois eixos de atuação: melhoria no desempenho dos serviços oferecidos pela entidade, por meio da rede Facesp, e a defesa institucional dos interesses dos empreendedores locais, aspecto que se tornou ainda mais importante diante do enfrentamento da crise econômica causada pela covid-19. “Vamos trabalhar no sentido de reestruturar nossa função junto a comunidade e a classe empreendedora”, disse Adriano Luiz Martins, vice-presidente da Facesp na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, envolvendo 19 associações comerciais.
O Plano de Fortalecimento foi desenvolvido pelo superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, que já apresentou detalhes das atividades aos vice presidentes, e realizou uma parte dele no ano passado com a maioria das associações comerciais. Durante a elaboração do projeto, Natanael contou como apoio de um grupo de trabalho formado pelo presidente da Federação, Alfredo Cotait Neto, e por vice-presidentes, que terão a responsabilidade de envolver as entidades menores. “O trabalho é de fortalecimento interno”, apontou o vice-presidente da região administrativa de Marília, a de número 15 da Facesp. “Melhores serviços, mais opções, gestão concentrada e enxuta, e planos de ação”, apontou algumas das necessidades que associações comerciais precisam para atender a comunidade e os empreendedores.
De acordo com Adriano Luiz Martins os agentes de desenvolvimento terão como missão auxiliar os executivos e os presidentes das ACs a melhorarem a gestão e a performance das entidades. “Cada associação comercial vive uma realidade e neste sentido, será preciso estudar o perfil da comunidade para sugerir um plano de ação”, falou ao conhecer bem as 19 associações comerciais da Região Administrativa de número 15 da Facesp, em que é responsável. “Cada Região Administrativa da Facesp contará com um agente de desenvolvimento, que atuará em parceria com o vice-presidente da região”, explicou Adriano Luiz Martins que apoia o plano e o considera oportuno em virtude da pandemia que o varejo vive.
Para este trabalho de capacitação serão utilizadas as plataformas virtuais de conversação, e o início já ocorreu na tarde da última terça-feira, dia 06, e seguirá até 12 de Abril. Durante o treinamento, os produtos e serviços do portfólio da Facesp serão detalhados, assim como o funcionamento do programa de Pesquisa de Desenvolvimento Organizacional (PDO) e demais informações. Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo agente, estão: promover a venda dos produtos e serviços constantes no portfólio da Facesp; identificar oportunidades de implantação de serviços e parcerias; apresentar relatório mensal individual das atividades nas ACs; entre outras ações. “São 244 associações comerciais consideradas pequenas, num total de 420 entidades, ou seja, muito trabalho pela frente começando por eles, que devem oferecer contrapartidas”, explicou Adriano Luiz Martins ao apontar: o preenchimento da ferramenta de gestão PDO; estar adimplente com a Facesp e com a Boa Vista SCPC; e utilizar serviços da Boa Vista SCPC.