
A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), está desenvolvendo a partir deste mês, um “Canal de Ética”, voltado para receber esclarecimentos de dúvidas, envio de sugestões de melhoria e registro de reclamações. “Este “Canal de Ética” é uma ferramenta para comunicação confidencial e anônima sobre desvios de conduta, práticas antiéticas, discriminação ou qualquer situação que viole a dignidade, a moral, a integridade física ou que cause constrangimento ou danos”, definiu o presidente da instituição, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao lançar este serviço de Ouvidoria na Acim, disponível no portal eletrônico da entidade (www.acim.org.br), logo no cabeçalho. “O objetivo desta Ouvidoria é o de aprimorar o ambiente de trabalho e fortalecer as relações entre colaboradores e prestadores de serviço da entidade”, disse o dirigente mariliense.
Segundo José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial de Marília, a Norma Regulamentadora (NR) de número 01 (NR-01), trada das Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que obriga a empresas e instituições que tenham um canal de ouvidoria. “Com as atualizações recentes (incluindo as portarias de 2024 e as diretrizes de 2025/2026), a NR-01 determina que as organizações adotem mecanismos eficazes de participação e escuta dos trabalhadores”, disse o dirigente de Marília ao criar o canal com a “Reporte Seguro”, que detém uma solução completa de ouvidoria digital, ética e conformidade, que ajuda a organização a ouvir com segurança, agir com responsabilidade e crescer com integridade. “Esta empresa é nossa parceira, e ela criou canais de comunicação confidenciais, acessíveis e customizados para que colaboradores, clientes e cidadãos relatem denúncias ou sugestões com total sigilo, em conformidade com leis como a Lei Anticorrupção, LGPD, Nova Lei de Licitações, Lei 14.457/22 (Programa Emprega + Mulheres) e outras diretrizes de governança exigidas em programas públicos e privados”, disse o superintendente que em breve disponibilizará o serviço, também para associados da entidade, que se interessar em adotar, também.
De acordo com o superintendente da associação comercial, este novo serviço que a entidade passa a ter e em breve disponibilizará para os associados, visa fortalecer a cultura de ética; melhoria contínua em processos internos; inibir a ocorrência de comportamentos inadequados no ambiente de trabalho ou nas relações com os colaboradores e prestadores de serviços da empresa; e a possibilitar a manutenção de um ambiente seguro e colaborativo. “Qualquer pessoa pode enviar diversos tipos de relatos, como: denúncias, reclamações, sugestões de melhorias ou até dúvidas relacionadas aos serviços que oferecemos”, disse José Augusto Gomes. “Queremos ouvir e buscar melhorias constantes, sempre garantindo a confidencialidade e o tratamento adequado da mensagem enviada”, completou Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
José Augusto Gomes ressalta que esta parceria com a “Reporte Seguro” proporcionará aos associados da entidade a adequação a Norma Regulamentadora (NR) de número 01 (NR-01) que é obrigatória para empresas e instituições. “Criar mecanismos formais de comunicação é um requisito obrigatório para o atendimento ao Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) da NR-01, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, alertou o superintendente da Acim. “O mesmo serviço desenvolvido na Acim será repassado aos associados interessados”, disse ao adequar a instituição, que já é normatizada com o ISO9001.
LEGENDA – José Augusto Gomes e Carlos Bitencourt, ambos da Acim, falam sobre o programa de ouvidoria na Acim e para os associados
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br – Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

