9 de junho de 2021
Semana com horários alternados de atendimento no comércio

As lojas do comércio de Marília estão preparadas para as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados, celebrado sempre no dia 12 de Junho, que este ano será no próximo sábado. O horário de atendimento especial foi definido pela Associação Comercial e Industrial de Marília com dias alterados, sendo de segunda a quinta-feira, das 9h as 18 horas, e na sexta-feira, dia 11, das 9h as 21 horas, ficando para o sábado o período das 9h as 17 horas, para as vendas especiais. “Tudo isso para tentar recuperar o tempo em que as lojas ficaram fechadas por causa da pandemia”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, que acredita numa elevação na ordem de 30% no comparativo com o ano passado em que as lojas ficaram fechadas. “Pelo menos é o que indica as pesquisas”, disse animado ao verificar recente trabalho da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que prevê elevação nas vendas de: 29,4%.

De acordo com o dirigente de Marília qualquer movimentação este ano será maior que a do ano passado, considerado o ano perdido para o comércio, em razão do extenso período em que as lojas ficaram fechadas na maioria das vezes. “Mesmo assim, existe a preocupação em seguir todos os protocolos de saúde pública para que não tenhamos que fechar as portas novamente”, disse em tom de preocupação, afinal, os índices de internação não estão abaixando como se esperava. “A população em geral tem que colaborar mais”, falou ao apontar as aglomerações clandestinas como o principal causador dos índices não baixarem. “No comércio nos tornamos agentes sanitários voluntários obrigando a todos que usem máscaras, se higienizem e não aglomerem”, defendeu Adriano Luiz Martins.

Para o dirigente da associação comercial o carro-chefe das vendas associadas à data, o segmento de vestuário, calçados e acessórios deverá movimentar R$ 797 milhões, o equivalente a 44% do total. Em 2020, as lojas do ramo de vestuário amargaram perdas de 43% em relação à data de 2019. Destacam-se ainda os ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 291,8 milhões), hiper e supermercados (R$ 204,1 milhões) e farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos (R$ 168,6 milhões). “Segundo os estudos da CNC as vendas devem ficar 4% abaixo do patamar verificado em 2019, quando totalizaram R$ 1,87 bilhão”, disse Adriano Luiz Martins ao lembrar que em 2020, o consumo no comércio voltado à data registrou queda histórica de 25,3%, totalizando R$ 1,39 bilhão em vendas. “O Dia dos Namorados é importante para o varejo, pois, tende a ir além do comércio de bens, impulsionando também o setor de serviços, como a cadeia de restaurantes, estética e outros”, falou animado até por causa do frio. “A queda na temperatura é sempre benéfico para o varejo em todos os segmentos”, falou.

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