A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília está apoiando a campanha nacional denominada de “Agosto Dourado”, em benefício ao Banco de Leite Humano de Marília, engajando a classe empreendedora para que participe da campanha que visa despertar na população uma conscientização maior sobre a importância de se aumentar o número de mães doadoras, para a sobrevivência de bebês que utilizam as Unidades de Terapia Intensivas dos hospitais de Marília, nos casos mais emergenciais. “Uma ação humanista que envolve toda a nossa comunidade”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, ao tomar conhecimento da campanha que se tornou uma política de incentivo à amamentação, entrando, definitivamente, no calendário mundial.
De acordo com a responsável pelo Banco de Leite Humano de Marília, Sandra Domingues, cada bebê internado necessita, em média, de 20ml de leite. “O colostro, produzido até o 7° dia após o nascimento, é rico em imunoglobinas, por isso, o consideramos uma verdadeira vacina, indispensável ao recém-nascido”, disse a especialista. “Do 8° ao 15° dia, temos a chamada fase de transição e depois o leite maduro”, explica Sandra Domingues ao contar com o apoio da associação comercial para fortalecer a campanha na conscientização, na captação, no processamento e na distribuição do precioso alimento, sendo que, Marília conta com o Banco de Leite Humano, serviço mantido pela Secretaria Municipal da Saúde. “Mais que uma central, a unidade é referência em informação, segurança nutricional, atenção às mães atendidas em ambulatório e suporte fundamental para os bebês hospitalizados”, disse o secretário municipal da saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, que esteve presente no encontro realizado na sede da associação comercial.
Segundo o superintendente da entidade associativa, José Augusto Gomes, os comerciantes de Marília serão estimulados a demonstrarem preocupação com a causa, sinalizando o estabelecimento comercial com um símbolo da campanha a ser distribuída pela própria associação comercial. “Durante todo o mês de Agosto vamos incentivar os empreendedores a colocaram um dos materiais da campanha da cor dourada, dentro da loja ou na vitrine, como forma de demonstração de que estão engajados à causa”, comentou o dirigente ao preparar o material a ser distribuído aos associados e interessados. “Em nada atrapalha a campanha do Dia dos Pais, pois, esse trabalho é durante todo o mês de Agosto”, reforçou o superintendente da associação comercial que concorda com a campanha a ser desenvolvida durante o mês de Agosto.
Para o vice-presidente da diretoria, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, o fato da cidade de Marília ter sido uma das primeiras cidades brasileiras a criarem um Banco de Leite Humano reforça a importância da campanha na comunidade mariliense. “O Ambulatório de Aleitamento atende ainda mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas”, explicou Sandra Domingues que espera a colaboração do setor empresarial nesta campanha. O Banco de Leite tem atendimento ao público das 7h30 às 13h30. O serviço está instalado à rua 15 de Novembro, 50. O número telefônico para mais informações sobre a campanha ou serviço é o (14) 3413-8696.