Um grupo de comerciantes que está com as lojas localizadas na região central da cidade de Marília, esteve reunido na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília, para discutir uma série de problemas em comum, e a constituição de um conselho que passará a ter encontros regularmente e se reunir frequentemente para a promoção de assuntos que envolvam a todos os lojistas desta parte da cidade. “A proposta é que passemos a nos encontrar de forma constante e frequente, sempre de maneira regimental e desenvolvermos um plano de ação, quanto as necessidades deste grupo de comerciantes da região central”, explicou o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, que considera importante a criação de mais grupos setorizados, formados por comerciantes de outros setores como nas regiões leste, oeste, norte e sul de Marília. “Queremos assessorar em problemas comuns e pontuais”, afirmou o dirigente ao lembrar que a região sul da cidade também conta com um grupo setorizado.
Neste encontro realizado na sede da associação comercial ficou definido que este conselho terá como pauta os temas relacionados ao centro da cidade, como são os casos do calçadão e principalmente da Zona Azul, que são dois diferenciais das demais regiões da cidade. “Nosso calçadão precisa de uma revitalização, enquanto que a questão da Zona Azul exige um maior esclarecimento”, falou o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, ao participar do encontro realizado, inclusive, com as presenças de representantes da empresa terceirizada para a administração da Zona Azul. “Iniciamos um processo de esclarecimento e aqueles pontos que necessitam serem revistos pela gestora da Zona Azul, dentro do possível, serão atendidos”, comentou José Augusto Gomes defensor do diálogo entre as partes.
As campanhas promocionais que foram realizadas para o comércio em geral, e as apresentações das futuras campanhas, também foram tema de conversa entre os lojistas da região central da cidade. A realização de campanhas setorizadas, ou seja, cada região da cidade desenvolver um tipo de campanha, não foi descartada, porém, os comerciantes devem se comprometer com uma série de situações no sentido de criar, produzir e desenvolver as campanhas com um foco diferente. “Não é impossível, porém, haverá a necessidade dos comerciantes se envolverem e se comprometerem com a campanha”, explicou José Augusto Gomes ao comentar algumas experiências já realizadas neste sentido, principalmente com os comerciantes da Zona Norte de Marília. “Não vejo problema algum termos as campanhas habituais para todo o comércio mariliense, e criarmos as campanhas por regiões, de acordo com o comprometimento dos lojistas”, falou José Augusto Gomes ao exemplificar o que já aconteceu de forma positiva na cidade.
Um detalhe importante apresentado pelo segundo tesoureiro, Marcelo Marcos Mantelli, é de que todos os conselhos criados na associação comercial, contam com a colaboração e assessoria do Escritório Regional do Sebrae, nas áreas de gestão, marketing e varejo. “Isso é muito interessante, pois, os comerciantes da região central podem definir uma área a ser desenvolvida e a associação comercial com o Sebrae podem se organizar neste sentido, e nos oferecer aquilo que desejamos especificamente”, explicou ao defender a criação do conselho em mais regiões da cidade. “Nos dias de hoje, e a nossa cidade cresceu, as necessidades do varejo variam de região para região”, acredita o dirigente da associação comercial.