Depois de criar a Fase Emergencial, antes da Fase Vermelha, o Governo do Estado de São Paulo agora cria a Fase Emergencial com regras e normas próprias, fazendo com que o comércio seja reaberto a partir do domingo dia 18, entre as lojas dos corredores comerciais, galerias e shoppings, diante de uma leve queda na taxa de internações por Covid-19 no estado, que está em torno de 85% nas UTIs, o que para especialistas ainda indica uma situação crítica do sistema de saúde. “Felizmente a abertura do comércio acontecerá e agora, mais do que nunca, devemos lutar de forma mais contundente para não retrocedermos nas fases”, festejou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luiz Martins, ao conversar com o Prefeito de Marília Daniel Alonso, e propor o funcionamento das lojas em Marília, no período das 9 as 17 horas, de segunda a sábado. “Foi aceito de imediato e retornaremos na segunda-feira, dia 19, ao funcionamento das lojas”, disse o dirigente.
Com a nova fase criada algumas atividades foram liberadas. Shoppings e lojas de rua podem ter atendimento presencial a partir deste domingo (18), das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total; Cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas podem ocorrer a partir deste domingo (18), com distanciamento e controle de acesso; Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial a partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com 25% da capacidade total; Salões de beleza e cabelereiros podem ter atendimento presencial a partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com 25% da capacidade total; Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e 25% da capacidade; Academias, clubes e centros esportivos podem funcionar partir do dia 24 de abril, das 7h às 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com 25% da capacidade total. Parques serão abertos a partir do dia 24 de abril, mas o horário ainda não foi definido; Bares não podem ter atendimento presencial, mas podem operar como restaurantes (público sentado, serviço de alimentos para acompanhar bebidas) – neste caso, devem seguir as regras de restaurantes.
De acordo com Adriano Luiz Martins embora algumas regiões tenham registrado leve queda nos índices de internações nos últimos dias, o mês de abril, com 15 dias, já se tornou o segundo com mais mortes por Covid-19 no estado de São Paulo desde o começo da pandemia. Foram registradas 11.883 mortes causadas pela doença do dia 1º de abril até na quinta-feira, dia 15. Quinze dias antes de acabar, abril já fica atrás apenas do mês de março, que teve 15.159 óbitos registrados. “Isso quer dizer que nossa vigilância deve continuar e a população tem que estar atenta e não aceitar os erros e abusos dos outros”, falou o presidente da associação comercial ao lembrar da ajuda na fiscalização entrando em contato com: Ouvidoria do Município pelo telefone: 0800-7766-111 ou por e-mail: ouvidoria@marilia.sp.gov.br ou através de “whatsapp” 14-99799-6361, e até mesmo o 190 da Polícia Militar, quando as denúncias poderão ser feitas, também, para: 0800-771-3541 (ligação gratuita) ou pelo site: www.procon.sp.gov.br ou por e-mail: secretarias@cvs@saude.sp.gov.br
O presidente da associação comercial mariliense espera avanços em direção a normalidade, com maior disciplina da população em geral e principalmente com o crescimento e intensidade na vacinação da população. “Acredito que se a população ajudar na fiscalização e o Governo Federal ampliar e aumentar o ritmo da vacinação, podemos melhorar a performance do comércio mais rapidamente”, disse Adriano Luiz Martins ainda esperançoso numa recuperação do comércio nesta temporada.