A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília iniciou neste mês de março a campanha promocional “Liquida Marília”, lançada no início dos anos 2000 e que vem sendo desenvolvida sempre no mês de março, com o objetivo de estimular as vendas no varejo local, sugerindo aos lojistas que criem descontos especiais para este período do ano. “Nossa próxima data comemorativo é somente no mês de maio, com o Dia das Mães”, apontou o presidente da diretoria executiva, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao lembrar que os meses de janeiro, fevereiro, março e abril não são fortes com apelo comercial. “Daí a necessidade de criarmos temas específicos para cada mês que não conta com uma data forte”, falou ao dizer que a promoção “Liquida Marília”, será durante todo o mês de março.
Conforme o calendário de promoções no comércio de Marília, janeiro é considerado como “ressaca” do Natal, enquanto que em fevereiro o Carnaval é a principal data, apesar de não ser forte no varejo. O mês de março começa a temporada de campanhas criadas pela associação comercial. “É mudança de estação e muitas lojas precisam mudar os estoques”, lembrou José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial mariliense ao lembrar de que a entidade criou temas para cada mês do ano com foco promocional. “Este ano vamos voltar com os sorteios de prêmios, conforme decisão da diretoria no último encontro”, lembrou o dirigente, porém, serão campanhas somente com as datas comerciais fortes como: Dia das Mães (maio), Dia dos Namorados (junho), Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro), “Black Friday” (novembro) e o Natal (dezembro).
Esta é a primeira atuação do Comitê de Promoções e Campanha criado pela diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília este ano, para ajudar no planejamento das atividades a serem criadas. Sob a coordenação de Ednalva Silva Carvalho, a proposta da diretoria é discutir de forma mais próxima dos comerciantes sobre as campanhas promocionais, o período, o modelo e principalmente a realização. “Infelizmente não temos muitos recursos financeiros para grandes investimentos, mas temos condições de fazer ações mais específicas, organizadas e práticas”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge que é a favor das campanhas com sorteio de prêmios. “É estimulante e movimenta bem o comércio”, falou ao citar como exemplo o que a entidade fez no fim de ano, com uma série de ações que intensificou o movimento entre as lojas da cidade no Natal. “A função da associação comercial é atrair consumidores e movimentar o fluxo de pessoas entre as lojas”, disse José Augusto Gomes.
Carlos Francisco Bitencourt Jorge lembra que neste mês de março existem três datas que ajudarão no varejo: Dia Internacional da Mulher (Dia 08), Dia do Consumidor (Dia 15) e a Páscoa (Dia 31). “Agora vai depender da criatividade de cada lojista em criar campanhas próprias fortalecendo os descontos”, disse o presidente da associação comercial ao apontar as vitrines, os temas específicos, o mercado eletrônico, e principalmente as facilidades no pagamento e a capacitação da equipe de vendas, como fundamentais para o sucesso. “Hoje a estratégia tem que ser ampla e envolver todos da empresa”, ensinou o superintendente da associação comercial, que acredita em um bom movimento. “Dia 29, sexta-feira, é Sexta-feira Santa”, lembrou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao ressaltar que abertura das lojas é facultativa neste dia.
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Márcio C Medeiros – Jornalista