6 de julho de 2021
Criado o Conselho Psicológico Empreendedor de Marília

Está em fase de conclusão o novo grupo de empreendedores articulado pela Associação Comercial e Industrial de Marília, que vem conversando com vários segmentos da comunidade, no sentido de se formar grupos de estudos na área de gestão, como forma de assessorar novos empreendedores na cidade. O mais recente é o Conselho Psicológico Empreendedor, na área da psicologia, que passa a ser composto por profissionais com interesse em adquirirem conhecimento de gestão. “A proposta é oferecer suporte a estes segmentos da comunidade, promovendo o crescimento e desenvolvimento de forma sustentável”, disse o vice-presidente da diretoria da associação comercial, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que vem se reunindo com diversos grupos interessados na cidade. “Queremos formar um grupo de 10 conselhos aproximadamente”, planeja o dirigente que esteve reunido com Juliana Cristina Bruno Cruz e Juliana Metódio, que serão o elo entre a entidade e o grupo profissional.

Atualmente existem entendimentos para a criação e desenvolvimento, além do Conselho do Psicólogo Empreendedor, do Conselho do Engenheiro e Arquiteto Empreendedor, do Conselho do Médico Veterinário Empreendedor, Conselho de Educação Física Empreendedora e do Núcleo Audiovisual de Marília e região. “Estamos conversando com outros segmentos na tentativa de oferecer conhecimento, representação e principalmente condição de melhoria para o setor”, explicou Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que conta com a participação do Escritório Regional do Sebrae de Marília para a orientação de gestão, ficando a associação comercial responsável pela parte física.

Os modelos de condução dos trabalhos estão sendo semelhantes com os conselhos já estruturados, como são os casos do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, o Conselho do Jovem Empreendedor e o Conselho do Advogado Empreendedor que já estão em atividade há vários anos, principalmente a do Jovem Empreendedor que é o mais antigos de todos, seguido da Mulher e na sequência a do Advogado. “Esses três conselhos estão bem organizados, atuantes e servirão de modelos para os demais, que, aos poucos vão tendo características próprias”, disse o dirigente da associação comercial ao citar o caso do Conselho de Startups que está surgindo com uma identidade mais específica. “O princípio é bem parecido uma com a outra, e no desenvolvimento cada uma vai trilhando um caminho específico”, falou o dirigente mariliense.

O desejo da associação comercial é ter um grupo grande de segmentos organizados em conselhos para poder discutir, em breve, políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a cidade, bem como orientar e instruir os pequenos empreendedores, para que as microempresas se mantenham e se fortaleçam. “O conhecimento, com o o compartilhamento de experiências e principalmente com sustentabilidade, nos dão esperança de uma economia melhor, fortalecida e principalmente estável”, acredita o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luiz Martins, que é favorável a este tipo de estratégia e tem criado condições para isso dentro da instituição.

Últimas atualizações