As lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas nesta sexta-feira, dia 10, até às 22 horas, sendo a primeira vez neste ano de 2024 em que as lojas da cidade funcionarão no período da noite, em razão da celebração do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio, dia 12. “É o nosso principal momento do varejo no semestre, e depois vem o Natal”, disse o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao lembrar do funcionamento noturno e também do sorteio com prêmios que voltou a ser realizado pela entidade depois de três anos. “Estamos nos organizando para o primeiro sorteio com prêmios, que será no dia 20 de julho, envolvendo a campanha, também, do Dia dos Namorados”, disse o dirigente ao lembrar da data comemorativa no dia 11 de julho, ser bem próxima.
Segundo o presidente da associação comercial mariliense a expectativa de vendas no varejo da cidade está próximo aos 10% no mesmo comparativo com o período do ano passado. “Muitas lojas estão preparadas, afinal, no Dia das Mães são muitos os segmentos envolvidos”, falou ao citar os eletroeletrônicos, cama, mesa e banho, produtos para casa, toda a linha branca e ainda os prestadores de serviço como bares e restaurantes, além de hotéis e viagens em geral. “É o nosso segundo Natal do ano”, acredita o dirigente mariliense que retomou os sorteios com prêmios, atendendo solicitação da classe varejista. “Nossa campanha é anual, ou seja, quem comprar agora concorre a todos os prêmios até dezembro”, ressaltou ao lembrar dos cinco sorteios que acontecerão até o fim do ano.
Para o vice-presidente de diretoria, Marcelo Marcos Mantelli, o momento é oportuno e 46,2% dos consumidores têm planos de presentear este ano no Dia das Mães, porém, 31% afirmaram que não têm intenção de fazê-lo e 22,8% ainda estão indecisos. “Ainda vivemos um momento de incertezas, entre algumas famílias por causa do desemprego”, comentou o dirigente de Marília ao observar os dados da Pesquisa Nacional de Intenção de Compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada em parceria com a PiniOn. “São Paulo é o parâmetro para o Brasil e para a América Latina”, acredita o vice-presidente de diretoria que vem conversando com muitos comerciantes varejista e sentido entusiasmo. “O comerciante vive de entusiasmo”, defendeu.
De acordo com a pesquisa realizada com 1.682 entrevistados em todo o país e, em comparação com o ano anterior, há uma diminuição na proporção dos que têm intenção de compra, leve aumento nos que não pretendem comprar e elevação na proporção de indecisos. “A carga tributária, juros elevados e o desemprego são os principais motivos”, aponta Marcelo Marcos Mantelli empresário no ramo alimentício e de equipamentos médicos. Do grupo de entrevistados que planejam presentear suas mães, 38,1% pretendem gastar mais do que em 2023, enquanto 34,9% desejam o contrário. Na comparação com 2023, diminuiu a proporção daqueles que querem gastar mais, enquanto aumentou a dos não querem. Quando se fala em nível de gasto, a maioria (75,6%) pretende gastar entre R$ 150,00 e R$ 300,00. “As lojas de Marília estão preparadas para as vendas”, acredita o vice-presidente.
O levantamento também revelou que a maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (45,7%), com uma preferência por compras presenciais em lojas físicas (61,5%). Além disso, a maioria dos entrevistados (66,7%) indicou que não planeja utilizar a antecipação do 13º salário nas compras do Dia das Mães. “Daí a importância de se ter produtos diversificados e equipe de vendas bem treinada, além da facilidade no pagamento”, comentou dirigente de Marília que tambem acredita na elevação de 10%, no máximo, no volume de vendas em Marília.
LEGENDA – Lojas do comércio de Marília estão preparadas para as vendas com sorteio de prêmios até dezembro
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Márcio C Medeiros – Jornalista