Visando um melhor esclarecimento sobre as propostas dos candidatos à Prefeitura de Marília, a partir do dia 16 de setembro a Associação Comercial e de Inovação de Marília estará “entrevistando” os seis candidatos ao cargo de Prefeito Municipal, diante do pleito que acontecerá em outubro, visando a ocupação do cargo em 2025. “Queremos que os candidatos nos mostrem as ideias e propostas para as áreas do comércio, indústria, serviços e inovação”, disse o presidente Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao se reunir com todos os assessores políticos dos candidatos, na sede da entidade, quando foram apresentadas as ideias para recepcionar cada um deles. “Desde 2008 a associação comercial reúne os candidatos para um esclarecimento de ideias e propostas”, recordou José Augusto Gomes, superintendente da entidade, ao definir o calendários e o modelo a ser seguido.
No encontro realizado com os representantes dos candidatos, cada um escolheu o dia e o horário para a “entrevista”. “Será uma entrevista, pois, a diretoria tem algumas perguntas elaboradas e vamos ouvir o que diz cada um deles, dentro de 1h30 no total”, explicou o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, que conduzirá cada um dos encontros. “Serão perguntas específicas sobre o comércio, indústria, serviços e inovação, e cada candidato terá a liberdade de se posicionar”, explicou ao conversar com os assessores políticos sobre o local, o tempo, e o formato da entrevista que terá transmissão ao vivo pelas mídias sociais da associação comercial, seja pelo Facebook, Instagram e YouTube.
A ordem das entrevistas ficou da seguinte maneira: Dia 16, das 9h às 10h30 – João Pinheiro; No mesmo dia 16, mas das 14h às 15h30 – Nayara Mazini; Dia 18, das 9h às 10h30 – Lilian Miranda; No mesmo dia 18, mas das 14h às 15h30 – Vinicius Camarinha; Dia 19, das 14h às 15h30 – Ricardinho Mustafá e no dia 23, das 9h às 10h30 – Garcia da Hadassa. “Oferecemos a possibilidade de se fazer um sorteio, mas eles escolheram o dia e o período”, comentou José Augusto Gomes ao explicar a limitação de lugares, e a liberdade de participação de todos. “A prioridade será as presenças dos diretores e associados, porém, nada impede do candidato trazer convidados”, falou ao limitar 50 cadeiras para o local no total. “Como haverá a transmissão pela Internet, penso que não será problema equacionar tudo isso”, acredita.
Por ser uma instituição representativa, desde a eleição de 2008 a Associação Comercial e de Inovação de Marília criou este espaço para a liberdade de expressão de todos aqueles que pleiteiam a Prefeitura de Marília. “Fizemos também com os Deputados Estaduais e Federais por Marília”, recordou José Augusto Gomes ao participar de todos os encontros realizados. “Só não fizemos no período da pandemia”, disse ao justificar a proibição. “É importante para a associação comercial abrir este espaço e conhecer melhor e mais profundamente cada candidato, para que haja uma boa escolha”, comentou Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao ressaltar que a entidade é apolítica e sempre estará ao lado daquele que for o Chefe do Executivo e do Legislativo marilienses, independente do resultado final. “Nosso foco é Marília”, enfatizou o presidente da associação comercial que abrirá espaço para o Conselho de Desenvolvimento de Marília (Codem), para uma exposição. “Vamos entregar documentos e solicitar o compromisso de cada um deles, entre causas importantes para a classe empreendedora”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge presidente da associação comercial e do Codem.
LEGENDA – Reunião na sede da associação comercial combinou detalhes sobre as série de entrevistas com candidatos à Prefeitura de Marília
#
Márcio C Medeiros – Jornalista