As 19 associações comerciais da região centro-oeste paulista passam a contar com novo agente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Rodrigo Baldinotti da Silva começará nas próximas semanas a visitar as sedes das associações comerciais da região, oferecendo assistência aos programas e atividades desenvolvidas pela federação. “Ele será o elo entre a federação e as associações comerciais de nossa região”, disse o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, ao entrevistar o novo agente da Facesp, que terá a cidade de Marília como base dos trabalhos a serem realizados. “É ele quem dará a assistência e suporte necessários para que os programas e serviços oferecidos pela federação se desenvolvam entre as associações comerciais”, completou o dirigente mariliense ao iniciar a fase de capacitação do novo agente federativo.
Segundo Leni Jane Seabra Lazarini, coordenadora regional da Facesp, a importância do agente da federação entre as associações comerciais é de fundamental importância para o fortalecimento da entidade na cidade. “O agente é aquele que está ao lado dos dirigentes, seja o presidente ou o executivo, orientando a melhor alternativa para a execução dos programas e serviços oferecidos pela federação”, disse a dirigente que também participou da escolha de Rodrigo Baldinotti da Silva, que, após a fase contratual, passará por treinamento e capacitação sobre a forma de conduta a ser seguida. “Diariamente ele terá, em breve, contato com uma associação comercial e agilizar aquilo que for necessário”, comentou a coordenadora de muitos anos de atuação em grande parte do interior paulista. Programas como: Certificado Digital, Cartão de Benefícios, Instituição Financeira, Certificado de Origem, CRDC, Programa Empreender, Facesp Mulheres, Faculdade do Comércio, Instituto Talentos e Profis “On-line”, todos eles são disponibilizados para as mais de 420 associações comerciais espalhadas no Estado de São Paulo, e todas elas passam por um monitoramento de desempenho individual, com suporte do agente da Facesp.
A 15ª Região Administrativa da Facesp é composta por associações comerciais nas cidades da região centro-oeste do interior paulista como: Assis, Quatá, Maracai, Paraguaçu Paulista, Candido Mota, Garça, Tarumã, Echaporã, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Bernardino de Campos, Chavantes, Tupã, Bastos, Pompeia, Parapuã, Rinópolis e Marília. “São 19 cidade que contam com programas e serviços disponibilizados pela federação, que terá um agente para assessorar as diretorias e executivos a desenvolverem um bom trabalho junto a classe empreendedora”, comentou José Augusto Gomes ao lembrar que nos últimos anos algumas delas se destacam de âmbito estadual. “Temos um grupo de associações comerciais que realiza um excelente trabalho, e queremos continuar assim e elevar ainda mais o número de instituições em destaque”, disse animado José Augusto Gomes, com 45 anos à serviço da rede paulista de associações comerciais.
PLANO DE FORTALECIMENTO (PFOR) – O Plano de Fortalecimento da Rede Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as associações comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da federação. Mais de 90% das associações comerciais são consideradas pequenas, o que equivale a 223 entidades da rede Facesp, que já apresentaram algum tipo de resultado positivo, após o apoio do Plano de Fortalecimento.
LEGENDA – O novo agente da Facesp, Rodrigo Baldinotti da Silva, circulará entre as associações comerciais da região
#
Márcio C Medeiros – Jornalista