Representantes de associações comerciais das cidades de São Carlos, Matão, Itápolis, Taquaritinga e Araraquara formaram uma caravana, através do Escritório Regional do Sebrae daquela região, e passaram o dia na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, para conhecerem as instalações, os programas, os serviços e a forma de gestão da instituição mariliense, que é considerada como um modelo positivo entre as associações comerciais brasileiras. “Foi uma honra e satisfação receber o pessoal e mostrar como nós trabalhamos”, disse o presidente da entidade mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao recepcionar o grupo que se interessou por uma série de detalhes utilizado em Marília e que está dando certo. “Isso motiva todo o nosso pessoal, pois, é demonstração de que estamos no caminho certo”, disse o dirigente mariliense.
Atualmente a Associação Comercial e de Inovação de Marília conta com aproximadamente 30 programas dedicados entre os associados, seja como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. “Esse foi um detalhe que chamou a atenção deles”, disse José Augusto Gomes, superintendente da entidade de Marília, ao elencar todos os programas em desenvolvimento e explicar a alteração no Estatuto da associação comercial, para contar com associados jurídicos e físicos. “Existem programas para os dois modelos”, explicou ao mostrar a amplitude das ações. “Somos uma prestadora de serviços, e trabalhamos para ajudar o empresário na gestão da empresa”, disse o dirigente com 45 anos de atuação no sistema de associações comerciais, dos 90 anos de fundação da associação comercial de Marília.
Um dos pontos de interesse da caravana foi quanto o Ambiente de Inovação que vem chamando a atenção de empresários e instituições de todo o Brasil. “Nosso modelo do Ambiente de Inovação é bem interessante, simples e funcional”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que é o responsável pelo trabalho criado há três anos. “Com a presença da Camila Farani conosco, o sistema tem chamado mais atenção ainda, principalmente com o desenvolvimento do “Código Farani” criado por ela, que complementou o nosso modelo”, explicou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que tem visitado associações comerciais apresentando o modelo e conseguido boa receptividade. “É uma tendência, e nós saímos na frente e hoje o pessoal vem nos conhecer para compreender esse novo comportamento empresarial”, explicou o dirigente de Marília que considera importante receber visitantes de diversas cidades e mostrar na prática o que está sendo feito. “No conceito é mais complexo do que na prática”, defendeu.
A clínica UniAcim também foi outro modelo de atividade que chamou a atenção dos visitantes, afinal, a infraestrutura existente em Marília é grandiosa. “Esse programa é bem específico e amplo dentro das nossas atividades”, explicou José Augusto Gomes que fez questão de mostrar as instalações e equipamentos médicos no local, pois, a UniAcim fica no mesmo prédio da associação comercial, com entrada individual pela Rua Prudente de Moraes. “Sem contar a demonstração que fizemos dos programas oferecidos pela nossa federação, que todos eles também tem acesso”, disse José Augusto Gomes ao citar o Certificado Digital, Cartão de Benefícios, Instituição Financeira, Certificado de Origem, CRDC, Programa Empreender, Facesp Mulheres, Faculdade do Comércio, Instituto Talentos e Profis “On-line”, todos eles disponibilizados para as mais de 420 associações comerciais espalhadas no Estado de São Paulo.
LEGENDA – Dirigentes de cinco associações comerciais fazem visitação na associação comercial de Marília sobre programas e serviços
#
Márcio C Medeiros – Jornalista