13 de fevereiro de 2025
INTERCÂMBIO DE GESTÃO – Associação Comercial de São Carlos visita Marília para troca de ideias

Representantes da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) estiveram durante todo o dia da última quinta-feira (13), visitando as dependências da Associação Comercial e de Inovação de Marília, conhecendo o modelo de gestão e trabalho da entidade mariliense, que é considerada como modelo dentre as associações comerciais do interior do Estado de São Paulo. “É um prazer muito grande receber pessoas interessadas em desenvolver processos administrativos melhores, na busca de resultados positivos”, disse o presidente da entidade mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge que tem recebido grupos de diversas associações comerciais paulistas e de outros estados. “Felizmente o pessoal nos considera eficientes e procuramos compartilhar nossa experiência positiva com quem esteja interessado”, falou o anfitrião ao receber a presidente da associação comercial são-carlense Ivone Zanquim, que esteve presente ao lado de: Alexandre Rosa (Gerente executivo), Pedro Blanco (Assistente) e Suelen Silvatti Santos (Documentalista).

Durante a visitação eles tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da sede da associação comercial mariliense e os vários departamentos existentes, principalmente na área da saúde, uma vez que, a associação comercial são-carlense também desenvolve com o Programa ACISC-SAUDE voltado aos comerciários com planos médicos e odontológicos. “Mostrar a nossa clínica Uniacim que é um modelo diferenciado e que vem atendendo muito bem a comunidade em geral”, disse o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, que acompanhou todo o grupo o tempo todo explicando detalhes dos quase 30 serviços existentes na associação comercial de Marília.

Outro setor que chamou a atenção foi quanto ao Ambiente de Inovação localizado dentro da sede mariliense com o Connect Aceleradora, Connect Incubadora e Connect Instituto, que assessora “startaps”, dos mais diversos segmentos. “São Carlos chegou a ser a primeira cidade a ter o maior índice de doutores por habitantes com 1,7 mil doutores num município de 230 mil moradores”, recordou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que atua na área acadêmica. “São Carlos possui grande número de empresas e centros tecnológicos, desenvolvidos em torno de duas das mais destacadas universidades do País: a Escola de Engenharia de São Carlos, com a Universidade de São Paulo; e a Universidade Federal de São Carlos, a UFSCar”, destacou o mariliense que mostrou detalhes sobre o funcionamento do ambiente de inovação desenvolvido em Marília, bem como, do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem), da qual também está como presidente. “Estamos bem envolvidos nestas duas áreas”, disse ao grupo visitante.

As campanhas promocionais e os programas desenvolvidos em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), também foram destacados, afinal, a cidade de Marília serviu como piloto para vários dos serviços hoje disponibilizados para as demais associações comerciais paulistas. “A Faculdade do Comércio, Certificação Digital, Recupera Crédito e o ACCelular são alguns dos programas oferecidos pela Facesp que temos em comum com o pessoal de São Carlos”, disse José Augusto Gomes ao destacar as formas que estes programas são realizados em Marília com amplo sucesso. “Ouvir o exemplo deles também foi interessante para melhorarmos a nossa percepção do que estamos oferecendo”, disse o superintendente da associação comercial mariliense.

LEGENDA – Representantes da associação comercial de São Carlos visitam os departamentos da Acim e trocam experiências sobre programas

#

Márcio C Medeiros – Jornalista

Últimas atualizações